APRESENTAÇÃO O MERCADO
Apresentação:
Jamile Oliveira
Larissa Guirra
Facilitadores:
Bruna Borges
Joubert Valverde
O SISTEMA DE MARKETING
E O AMBIENTE
MERCADO
Condições para que exista mercado:
Que o consumidor perceba a existência de uma necessidade.
Que exista pelo menos um produto para satisfazê-la
Que exista capacidade de compra
MERCADO EXISTENTE E
MERCADO POTENCIAL
Mercado Existente: É aquele em que existem produtos ou serviços que atendem a uma necessidade percebida por consumidores que dispõe de recursos para adquiri-los.
Mercado Potencial: É aquele em que uma dessas condições não ocorre.
MERCADO X INDÚSTRIA
Mercado é definido do ponto de vista da demanda, envolvendo os consumidores e suas necessidades. Já a Indústria é definida do ponto de vista da oferta, levando em conta os fornecedores e os seus produtos.
MERCADO BRASILEIRO
SEGMENTAÇÃO DE
MERCADO
Segmentar o mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica.
ESTRATÉGIA DE
SEGMENTAÇÃO
Assim que foram levantados os diferentes segmentos em que se pode atuar, o próximo passo visa definir qual será o posicionamento em relação a cada um, e com que intensidade estes serão explorados.
TIPOS DE SEGMENTAÇÃO
Segmentação Geográfica
Segmentação Demográfica
Segmentação Psicográfica
Segmentação por Benefício
SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
Propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta.
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA
É dividir o mercado baseado em idade, sexo, renda familiar, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade. Esse tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estarem associadas às variáveis demográficas.
Outra razão é que as variáveis demográficas são mais fáceis de serem