Apresentação viollet le duc
Técnicas Retrospectivas
Viollet Le Duc
Amanda, alessandra, Carolina, Cinthia, Jessica, Carine, Taiany
“No fim do século XVIII e no fim do século XIX, predominou na arte europeia o Neoclassicismo, ou Academicismo. Academismo vem do fato de as concepções clássicas serem a base para o ensino nas academias, as escolas de belasartes mantidas pelos governos europeus.
Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, as estátuas alegóricas e as pinturas de temas históricos. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética. A imagem das cidades mudou completamente.
Derrubaram-se
edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada, ainda existente nas mais importantes capitais da Europa.
Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período, neste caso no período neoclássico.
“O pensamento arquitetônico que marcou essa época foi configurado em uma enorme tentativa de se estabelecer uma norma, uma regra ou simplesmente um modelo que pudesse traduzir os anseios daquela época de intensa troca de informações, de acúmulo de novas técnicas e da necessidade de pô-las em prática. Esse processo de transformação, contudo, carregou intrínseco em si desde a sua origem a “contradição” entre avanço tecnológico rápido e sensível e retrocesso estético
–
formal sem precedentes.”
Viollet Le Duc-Histórico
“A arte de reviver estilos já vividos.”
Este período foi denominado Revivalismo!
Desde cedo Viollet-le-Duc o interesse principal dele era o Gótico, para ele o valor das obras medievais residia na sua honestidade em relação à expressão dos