Apresentação sobre ABS
Luan Passos
SauloMartins
Sirlei Carvalho
Suzana Igidio
Victor Millard
Wanderson Tadeu
Acrilonitrila butadieno estireno, cuja sigla ABS deriva da forma inglesa acrylonitrile butadiene styrene, é um copolímero composto pela combinação de acrilonitrila, butadieno e estireno. A sua fórmula química é (C8H8•C4H6•C3H3N)n, e a proporção exata de cada componente na composição do copolímero depende da utilização final do produto para que este se destina.
O resultado físico deste copolímero é um material termoplástico rígido e leve, com alguma flexibilidade e resistência na absorção de impacto, muito comum na fabricação de produtos moldados para usos diversos.
Estes materiais, foram desenvolvidos nos Estados Unidos em
1948.
As primeiras formulações se fabricavam através da mescla mecânica dos ingredientes secos, depois se misturava com um látex de um caucho baseado em butadieno e resina de um copolímero acrilonitrilo-estireno (SAN).
Por este processo porém haviam deficiência como baixa capacidade de processamento e falta de homogeneidade.
Para melhorar suas propriedades o processo foi sendo melhorado. O ABS é um material plástico mais forte, por exemplo, devido a grupos nitrilo de poliestireno. Estes são muito polares, de modo que eles atraem-se mutuamente permitindo que as cargas opostas dos grupos nitrilo pode estabilizar. Isso mantém firmemente fortes correntes atração ABS, tornando o material mais forte. Também borracha de polibutadieno com a sua aparência, torna poliestireno ABS mais resistente.
As propriedades mecânicas mais importantes do ABS são a resistência e a dureza. A grande vantagem do ABS é o fato de se tratar dum material que combina a força e rigidez dos polímeros na elevada massa molecular da acrilonitrila e do estireno, com a resistência da borracha de polibutadieno.
As propriedades deste material são criadas pelo enrijecimento da borracha, em que