Apresentação Power Point
1) No arranjo os blocos A e B têm massa MA = 5 kg e MB = 10 kg. O coeficiente de atrito entre os blocos A e B é µ = 0,8 e o coeficiente de atrito entre o bloco B e o piso é µ = 0,3. Aplica-se uma força F = 500N no corpo A que imprime ao sistema uma aceleração a. Determine a aceleração de cada bloco e a força de tração no fio.
A
F
B
2) No arranjo os blocos A e B têm massa MA = 5 kg e MB = 10 kg. O coeficiente de atrito entre os blocos A e B é µ = 0,8 e o coeficiente de atrito entre o bloco B e o piso é µ = 0,3. Aplica-se uma força F = 500N no corpo B que imprime ao sistema uma aceleração a. Determine a aceleração de cada bloco e a força de tração no fio.
A
F
B
3) O bloco A tem massa MA = 20 kg e está apoiado sobre uma superfície rugosa com coeficiente de atrito 0,3. O bloco B aciona o sistema e possui MB = 50kg. Determine a tração exercida no fio e a aceleração do sistema.
A
B
30º
4) (UFMG)Todas as alternativas contêm um par de forças ação e reação, exceto:
a) A força com que a Terra atrai um tijolo e a força com que o tijolo atrai a Terra.
b) A força com que uma pessoa, andando, empurra o chão para trás e a força com que o chão empurra a pessoa para a frente. c) A força com que um avião empurra o ar para trás e a força com que o ar empurra o avião para a frente.
d) A força com que um cavalo puxa uma carroça e a força com que a carroça puxa o cavalo.
e) O peso de um corpo colocado sobre uma mesa horizontal e a força normal da mesa sobre ele.
5) UFSE Um caixote de massa 50 kg é empurrado horizontalmente sobre um assoalho horizontal, por meio de uma força de intensidade 150 N. O coeficiente de atrito dinâmico entre o caixote e o piso é μ = 0,20.
Dados: g = 10m/s2
Nessas condições, a aceleração do caixote é, em m/s2,
a) 0,50
b) 1,0
c) 1,5
d) 2,0
e) 3,0
6) (UFAL) No esquema abaixo, considere desprezíveis a massa da roldana, a massa dos fios e o atrito. Considere a