apresentação manufatura
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR
CAM- Manufatura Auxiliada por Computador
Nome:
Caio Guilherme
RA: 613206122
Nome:
Carlos A. Dias
RA:
Nome:
Abdias Lima
RA: 614110868
CAM – Manufatura Auxiliada por
Computador
O Processo Auxiliado por Computador (CAM) consiste no uso de sistemas computacionais para planejamento, gerenciamento e controle de operações de uma fabrica. O CAM pode ser classificado em duas grandes categorias:
•Sistemas computadorizados de controle e monitoramento – neste caso, o computador liga-se diretamente ao processo a ser monitorado ou controlado.
•Sistemas de suporte da produção – trata-se de uma aplicação indireta. O computador é utilizado como ferramenta de suporte para as atividades de produção, não havendo interface direta do computador com o processo de fabrica.
Exemplos do CAM como suporte de fabricação:
• Programação CNC de peças por software;
• Planejamento e programação e controle da produção;
• Planejamento de necessidades de material (MRP).
Os sistemas CAM trabalham tendo como base modelos matemáticos provenientes do sistema CAD. Através dos sistemas de CAM é possível transferir todas as coordenadas para que as máquinas (CNC, Comando-NuméricoComputadorizado) efetuem as usinagens da peça. Quanto maior a precisão do desenho gerado no CAD, maior será a precisão dos caminhos de ferramenta gerados pelo CAM e consequentemente uma peça de maior qualidade. Origem do CAM
O CAM tem como antepassados as máquinas de produção automáticas dos anos 50, com partes móveis controladas por "cames", peças de geometria complexa. A produção de novos produtos implicava na
"reprogramação" dos "cames", operação que era muito demorada e onerosa, sendo de difícil afinação.
Posteriormente, os "cames" viriam a ser substituídos por controladores e motores de passo, que dariam lugar aos controladores numéricos e posteriormente ao CAM.