apresentação introdução a engenharia
DE
PRODUÇÃO ENXUTA
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A ENG. DE PRODUÇÃO
1.0 INICIO
O sistema da Toyota de produção surgiu no Japão após a década de 50, quando as indústrias japonesas tinham uma produção baixissima e uma grande escassez de recursos. Assim como na Europa, chegava a hora do japão também ocupar espaço das organizações e da administração do mundo. 1.1 INICIO
O sistema Toyota foi criado por membros da família Toyoda e foi baseado nas técnicas de Henry Ford e Frederick Taylor, e os princípios mais importantes do sistema Toyota são: eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade. O principio da eliminação de desperdícios,constitui a produção enxuta, que consiste em fabricar com o máximo de economia dos recursos disponíveis. O principio da fabricação com qualidade é uma linha de produção sem defeitos, que também é uma maneira de eliminar eventuais desperdícios.
1.2 INICIO
Toyoda e Ohno concluíram que o principal produto do modelo de Ford era o desperdício de recursos, dentre eles o esforço humano, de materiais, espaço e tempo.Fabricas gigantescas, pilhas e materiais em estoque, grandes espaços vazios;o sistema Ford desperdiçava inclusive, e principalmente recursos humanos, no seu modelo, os recursos apenas deveriam ficar em estado de prontidão, e até os anos 80 as empresas ocidentais seguiram essa filosofia. Mas para os japoneses isso era desperdício, especialmente logo após a segunda guerra mundial, quando o pais enfrentou uma grande escassez de recursos, assim nasceu o elemento básico do Sistema Toyota de produção: eliminar os desperdícios.
2.0 DETECTAR OS ERROS
Segundo os manuais da Toyota, os desperdícios podem ser classificados em sete tipos:
- Tempo perdido em conserto ou refugo
- Produção além do volume necessário ou antes do momento
- Operações desnecessárias no processo de manufatura
- Transporte
- Estoque
- Movimento Humano
- Espera
3.0 MODO DE TRABALHO
A racionalização da