Apresentacao Introducao A Engenharia Eletrica
Coordenação
Prof. Carlos Magno B. de Araújo
2015
Profissão do Engenheiro Eletricista - Contexto
A eletricidade é à base de todo avanço tecnológico que marcou o século
XX. Exigindo atuação do Engenheiro Eletricista versátil, com múltiplas possibilidades de atuação num mercado de trabalho em constante processo de renovação tecnológica, aumento pela demanda por novas fontes renováveis de energia elétrica para diversificação da matriz energética e no uso racional da energia elétrica, como forma de preservação do meio ambiente e aumento da produtividade em vários segmentos da cadeia produtiva.
Profissão do Engenheiro Eletricista - Contexto
As modalidades de formação voltadas para ás áreas de Energia e
Eletrônica são as mais valorizadas atualmente, em razão do desenvolvimento acelerado desses setores da economia mundial nos últimos anos exigiu-se atuar de forma consciente e ética no mercado, preservando e aplicando recursos adequadamente. Diante deste contexto, o curso de Engenharia Elétrica da UNOESTE oferece uma formação alinhada às exigências deste mercado de trabalho competitivo na formação de Engenheiros com foco na produtividade das empresas, valores éticos e responsabilidade socioambiental.
Profissão do Engenheiro Eletricista - Perfil
O Bacharel em Engenharia Elétrica ou Engenheiro Eletricista atua, de forma generalista, no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos. Projeta sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas; sistemas de iluminação, automação industrial e predial, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento elétrico. Elabora projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renovável. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa