Apresentação Infecção Urinária
INFECÇÃO URINÁRIA
GRUPO 9: Ana Lúcia, Ana Carolina,
Ayandra, Ederkelen, Yone e
Leonardo
DEFINIÇÃO/CONCEITO DE
PATOLOGIA
É uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra. É decorrente da presença de agentes infecciosos em alguma parte do sistema urinário, sendo que quando afeta os rins, recebe o nome de pielonefrite; quando acomete a bexiga, é chamada de cistite; quando atinge a uretra, recebe o nome de uretrite. A bactéria que habitualmente é responsável pelas infecções urinárias é a Escherichia coli, que compõe a flora intestinal normal dos seres humanos.
REVISÃO ANATÔMICA
REVISÃO ANATÔMICA
REVISÃO ANATÔMICA
REVISÃO ANATÔMICA
REVISÃO ANATÔMICA
FISIOPATOLOGIA
Diagnóstico:
Deve ser realizado por um médico através de exame de urina (urina tipo I e urocultura) e, se necessário, exames laboratoriais adicionais, por exemplo, exames radiológicos (ultrassonografia e/ou tomografia) para melhor avaliar a gravidade e presença de fatores agravantes da infecção.
Causa
A infecção urinária ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. O trato urinário costuma expelir esses organismos estranhos do corpo, mas algumas vezes essas defesas falham (por exemplo, se a imunidade estiver baixa) e a bactéria em questão passa a crescer dentro do trato urinário, dando início a uma infecção.
FISIOPATOLOGIA
Sintomas:
Dor pélvica e no reto
Ardência ao urinar
Dificuldade e/ou urgência para urinar
Micções urinárias muito frequentes e de pequeno volume
Urina com mau cheiro, de cor opaca, escura e as vezes, acompanhada de sangue
Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga Em alguns casos mais severos, a doença pode causar dor lombar, febre e/ou mal-estar.
FISIOPATOLOGIA
Tratamento:
Normalmente, o tratamento é feito com antibióticos e a escolha deve ser baseada no resultado do exame de urina. Nos casos mais leves, o