Novo A Microsoft Word Document 2
Os movimentos imperialistas da Idade Moderna e da Idade Contemporânea não devem ser confundidos. Apesar de ambos objetivarem o enriquecimento de nações poderosas através da exploração de países fracos, apresentam muitas diferenças, como se observa no quadro seguinte.
ANTIGO SISTEMA COLONIAL
IMPERIALISMO CONTEMPORÂNEO
Época séculos XV-XVIII séculos XIX-XX
Contexto
capitalismo comercial capitalismo industrial
Forma
domínio político domínio político (formal) domínio econômico (informal)
Região
América
Ásia e África (formal) América (informal)
Objetivos
metais preciosos produtos tropicais mercado consumidor matérias-primas básicas campo de investimento
A Inglaterra era a maior potência colonial: em 1909, dominava 20% da superfície e 23% da população mundial. Contudo todos os países industrializados tentaram obter áreas coloniais que garantissem a continuidade de seu desenvolvimento econômico e de seu poderio e prestígio político. Às vésperas da Primeira Guerra, em 1914, o imperialismo formal, direto, estendia-se a 90% da África e 56% da Ásia; no conjunto, 60% da superfície mundial estavam sob imperialismo formal, e 11% sob o informal.
O Imperialismo Formal
O imperialismo formal — a ocupação direta, territorial — foi exercido sobretudo na Ásia e África, regiões muito populosas (com mercados consumidores potencialmente grandes) e de vastos recursos naturais (com as matérias-primas necessárias às indústrias).
Aproveitando-se dos desentendimentos internos daquelas regiões, as potências industrializadas, pretextando levar para lá a superior civilização ocidental — deslavadamente chamada de