Apresentação dos materiais que compõe um laboratório
Apresentação dos materiais que compõe um laboratório.
( Laboratório de Química Geral e Experimental)
São Paulo
Mar/2012
OBJETIVO
O trabalho consiste na formulação e uma apresentação de um relatório de química. Cujo o próprio material tem como o objetivo apresentar formalmente alguns itens que compõe um laboratório e suas funções e utilidades. Estes itens estão caracterizados como: Dessecador, vareta de vidro, anel ou argola, Erlenmeyer, funil de bunchner, tromba de vácuo, copo de becher, funil analítico, bastão de vidro, tudo de ensaio, estante de tubos de ensaio, pinça de madeira, condensador, garra de condensador, balão de fundo chato, proveta, pipeta graduada, pipeta volumétrica, bico de bunsen, cadinho, tripé de ferro, tela de amianto, espelhado de chama, pinça, pinça metálica, pinsseta, pinça de mohr, cáspula de porcelana, vidro de relógio, pinça de Hoffman, funil de decantação, furador de rolha, suporte universal, balão volumétrico e pipeta.
DEFINIÇÃO
Tubo de ensaio; utilizado principalmente para efetuar reações químicas em pequena escala.
Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente sobre a chama do bico de Bunsen.
Becher; recipiente com ou sem graduação, utilizado para dissolver substâncias, efetuar reações, aquecer líquidos, efetuar pesagens, deixar substâncias em repouso, etc. Pode ser aquecido sobre tripé com tela de amianto.
Erlenmeyer: utilizado para aquecer líquidos, fazer reações, dissolver substâncias e fazer titulações (uma vez que sua forma cônica evita perdas de líquidos por agitação). Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente sobre a chama do bico de Bunsen.
Proveta ou cilindro graduado; usado para medidas aproximadas de volumes de líquidos. Não pode ser aquecido.
Pipetas;