apresentaçao
ENGENHARIA MECÂNICA/PRODUÇÃO E QUÍMICA
Barretos 19/09/13
Resumo
As caldeiras ou geradores de vapor são equipamentos que se destinam a gerar vapor através de uma troca térmica entre o combustível e a água, o vapor de água é usado como meio de geração, transporte e utilização de energia Existem diversos tipos de caldeiras, as quais podem ser classificadas segundo diversos critérios. Segundo uma classificação mais genérica, as caldeiras se classificam em:
Fumotubulares, que se caracterizam pela circulação interna dos gases de combustão, ou seja, os tubos conduzem os gases por todo o interior da caldeira;
Aquotubulares que se caracterizam pela circulação externados gases de combustão e os tubos conduzem massa de água e vapor.
Geralmente possuem os seguintes componentes, sistema de controle da água de alimentação, injetores, indicador de nível, câmara de combustão, tubos, coletores, tubulão, superaquecedor, pré-aquecedor de ar, economizador, queimadoras, refratário, sopradores de fuligem, ventiladores, chaminé e válvulas de segurança. Caldeiras de Biomassa tem como seu principal objetivo complementar a geração de vapor para a produção da fábrica, para isto, utiliza como seu principal combustível a biomassa em que a principio seria um resíduo da produção nesse projeto será feito uma representação de uma cadeira de menor escala sendo utilizado para geração de energia em uma pequena indústria sendo o combustível utilizado o bagaço de cana.
Palavras chave: Caldeira, Vapor, biomassa.
1 - Introdução
Desde que o homem dominou os procedimentos de transformação de energia, o aproveitamento das fontes geradoras de energia nos meios científicos e tecnológicos vem sendo constante. Com isso este trabalho tem como objetivo, estudar caldeiras de biomassa utilizadas em um fábrica de celulose para gerar vapor, enfatizando suas principais características e os seus princípios de funcionament0. Deste