Apresentacao
O que são prensas?
São máquinas ferramentas em que o material placa ou chapa é trabalhado sob operações de conformação ou corte. As prensas são usadas para conformar, moldar, cortar, furar, cunhar e vazar peças.
Nesses processos existe sempre um martelo (punção), cujo movimento é proveniente de um sistema hidráulico (cilindro hidráulico) ou de um sistema mecânico (em que o movimento rotativo é transformado em linear através de um sistema de bielas, manivelas ou fusos).
Prensa a fricção
Neste tipo de prensa, o martelo desce por meio de um grande parafuso (fuso), sendo acionado por meio de dois volantes laterais, posicionados verticalmente, que friccionam um volante horizontal central posicionado no ponto superior do fuso.
Motor / Transmissão
A transmissão de movimento do motor para a polia da transmissão é feita através de correias.
Recorre-se à transmissão por correia quando a distância entre os eixos é tal que é inviável a utilização de engrenagens.
Nessa transmissão a correia abraça a polia do motor e a polia da transmissão transferindo assim o movimento por meio do atrito entre correia e polias.
Relação de Transmissão:
Transmissão / Fuso
O movimento de rotação da transmissão é transferido ao fuso através de rodas de fricção com relação de multiplicação variável. Elas atuam de modo que ocorra grande redução do número de rotações, sem interromper o movimento.
Este sistema, além da variação do número de rotações, permite inverter o sentido da rotação da roda movida. A relação de transmissões é definida por:
Translação do fuso
A rotação do fuso é convertida em movimento de translação por rosca que une o fuso ao corpo da prensa. O martelo, fixo na extremidade do fuso oposta ao volante, acompanha o movimento de translação do fuso, porém permite que este rotacione livremente.
A velocidade (v) com que o conjunto fuso/martelo avançam no corpo da prensa é definida por:
Sendo a velocidade angular do fuso e a