Apresenta O Texto Cadeia Produtiva De Couro 18 11 Altera O Aline
Introdução à Gestão da Informação e do Conhecimento
Prof. Eliane Cristina F. Rocha
METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE
FONTES DE COLETA DE INFORMAÇÃO: UMA
PROPOSTA DE MODELO PARA CADEIA
PRODUTIVA DE COURO, CALÇADO E
ARTEFATOS
Grupo:
Allan Alvarenga
Aline Aguiar
David Muneron
Roberto Carlos
Philipe Santos
INTRODUÇÃO
O conjunto de informações possui valor agregado e pode gerar vantagem competitiva, ou seja, é uma ferramenta estratégica quando processada e disseminada corretamente;
O processo da informação e a seleção adequada das fontes de informação deve ser planejado e atender as necessidades do usuário.
A informação que surge a partir de dado, é compreendida como sendo o significado atribuído a um determinado dado com base no contexto envolvido, na necessidade identificada e no domínio do assunto (NIT, 2004).
Na cadeia produtiva de couro , calçados e artefatos a informação é um fator determinante para a melhoria de processos, produtos e serviços assumindo um valor estratégico.
A informação tem a proposito de habilitar individuo, organização ou a empresa a alcançar os seus objetivos, com o uso eficiente dos recursos disponíveis.
A informação representa um diferencial competitivo, porém para que este diferencial possa ser uma cadeia produtiva faz-se necessário o uso de fontes de informação confiáveis(DAVENPORT, 1998).
O conceito de fontes de informação é amplo e existe uma grande variedade de tipos de material informacional com funções diferenciadas e em vários suportes que estão inseridos e disponibilizados por uma diversidade de fontes de informação.
TIPOLOGIA DE FONTES DE INFORMAÇÃO
FONTES DE INFORMAÇÃO PRIMÁRIAS:
Contém trabalhos originais com conhecimento original ou nova interpretação de ideias e /ou fatos acontecidos e publicado pela primeira vez pelos autores;
Para a cadeia produtiva do couro, calçados e artefatos estas informações normalmente possuem a característica