UAB Capitulo 01 Os Computadores E A Sua Arquitetura
Os computadores e a sua arquitetura
Neste capítulo nós trataremos de alguns conceitos básicos sobre o modelo de arquitetura dos computadores modernos, seus componentes e suas principais funções.
1.1 Entendendo o computador
Quando você pensa na palavra “computador”, provavelmente você imagina a máquina que está em cima da sua mesa e que é usada para criar documentos, enviar e-mails ou explorar a WEB. Podemos nos referir a este tipo de computador como um PC (personal computer) já que este foi desenvolvido para o uso pessoal ou, ainda como Desktop
(computador de mesa) já que também é pequeno o suficiente para caber sobre sua mesa.
Alguns computadores, são conhecidos como Supercomputadores, estes são grandes o suficiente para ocupar salas inteiras e tem um poder computacional de trilhões de cálculos por segundo. Existem ainda computadores menores, como os notebooks e laptops ou ainda, os que cabem na palma de sua mão, como os Palmtops. Milhares de pequenos computadores embarcados (embutidos) em equipamentos portáteis são produzidos e vendidos diariamente em automóveis, ar condicionados, microondas, mp3 players, celulares etc.
Figura 1: Supercomputador: "Papa-léguas"
Figura 2: Personal Computer ou Desktop
(Foto divulgação IBM)
(Foto divulgação Mercado Livre)
Figura 3: Notebook
Figura 4: Celular + Palmtop
(Foto divulgação Compaq)
(Foto divulgação Motorola)
O que todas estas máquinas têm em comum e, o que os caracterizam como computadores, é que eles recebem, armazenam, processam dados e transmitem informações.
1.2 A arquitetura dos computadores modernos
1.2.1 Entendendo a Estrutura
Um dos primeiros passos para entender o que é o computador e como eles trabalham é distinguir entre software e hardware. O termo hardware refere-se a todos os componentes da parte física do sistema computacional, tais como: teclados, monitores, mouses, unidades de disco etc.
Tudo que podemos tocar em um computador é o hardware!
Já o termo software refere-se aos programas