APRESENTA O SOBRE UTI
Unidade de terapia intensiva
Uma unidade de tratamento intensivo (UTI) ou unidade de cuidados intensivos (UCI) é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como "unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos e que com o suporte e tratamento intensivos tenham possibilidade de se recuperar". É uma área do hospital destinada à recuperação pós-operatória ou para observação de doentes que necessitam de cuidados contínuos. A observação e manutenção das funções básicas de vida do paciente são as finalidades da unidade, atingidas através de um atendimento em tempo hábil. Com o objetivo de manter a homeostase orgânica, suprindo as necessidades humanas fisiológicas (inferiores) primeiramente e, somente depois dessas satisfeitas suprir as psíquicas e espirituais (superiores).
Conceito e estrutura
A UTI nasceu da necessidade de oferecer suporte avançado de vida a pacientes agudamente doentes que porventura possuam chances de sobreviver, destina-se a internação de pacientes com instabilidade clínica e com potencial de gravidade. É um ambiente de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas.
As doenças são inúmeras, o que torna muito difícil a compreensão de todas elas. Porém, os mecanismos de morte são poucos e comuns a todas as doenças. É atuando diretamente nos ditos mecanismos de morte que o médico intensivista tira o paciente de um estado crítico de saúde com perigo iminente de morte, pondo o mesmo em uma condição que possibilite a continuidade do tratamento da doença que o levou a tal estado (doença de base).
Exemplos mais comuns de doenças que levam a internação em UTI são:
Infarto Agudo do Miocárdio
Desconforto respiratório
Acidente vascular cerebral
Choque
Queimados
Traumatismos
Ainda é função da UTI amenizar sofrimento tais como dor e falta de