Apresenta o Karina Gardin
Profa: Karina Gardin do Amaral
A Organização do Ensino Fundamental
A educação brasileira é dividida em três níveis, com diversos graus em cada divisão, sendo o Ensino fundamental o primeiro nível educacional.
Gratuito para todos tornando-se obrigatório para crianças entre as idades de seis e quatorze anos.
Cada sistema educacional completa a grade com um currículo diversificado definido pelas necessidades de cada região .
A proposta do Ministério da Educação é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar, proporcionando educação de qualidade. Dando inicio aos 06 anos. Tendo como proposta diminuir os índices de evasão escolar e repetência.
O ensino Fundamental com duração de nove anos foi introduzido na educacional brasileira, em termos de legislação educacional.
Conceitos de criança:
Período de transformações diferenciados das crianças. Como pensar na infância das crianças na contemporânea criança infância, elas existem
desde sempre infância em construção social desde o século 17 ate o século
18.
Foram diferentes tempos de infância e de culturas, como um tempo de gostosuras, como festas e lúdicos, assim como os tempos de hoje outras culturas sofreram mutações, resultado temos uma contemporaneidade, não existe mais um ser criança, a infância é uma construção social.
E sempre contextualizado as crianças são atores sociais em resumo elas têm atividades e função, os relacionamentos, do conhecimento, da cultura e da identidade estimula à potencialidade de uma a outra.
O autor enfatiza que a interação é essencial na vida. Na defesa do ser criança significa, recuperar as historias guardadas e as recordações, portanto é possível mudar o futuro.
Na educação infantil
Na educação infantil das classes sociais menos favorecidas as crianças são preparadas com brincadeiras, a justificativa de educação infantil na participação da família para a importância da educação infantil o
interessante