Apresenta O GENEX Pp13
970 palavras
4 páginas
GENEX – Grupo deEstudos em Nutrição e Exercício
Universidade Federal de Lavras
EFEITOS DISTINTOS DA INGESTÃO DE FRUTOSE E GLICOSE
SOBRE A RESSÍNTESE DE GLICOGÊNIO MUSCULAR E
HEPÁTICO APÓS EXERCÍCIO EM RATOS SUBMETIDOS A
TREINAMENTO DE NATAÇÃO
Everson Araújo Nunes, Ricardo Key Yamazaki, Gleisson Alisson Pereira de Brito, Júlia Aikawa, Fúlvia Pirola da Costa, Luiz
Akhenaton Pereira Santa Rita
Claudio Fernandes
Suelem Aparecida de Almeida
Introdução
O exercício representa sério desafio às vias bioenergéticas do indivíduo em atividade. O gasto energético total do organismo, no exercício, pode ser de 15 a 25 vezes o gasto energético em repouso.
Atletas que treinam intensamente, que competem em dias consecutivos ou têm várias sessões de exercício no mesmo dia, tudo isso associado ao não consumo adequado de carboidratos, apresentam diminuição diária do glicogênio muscular, acarretando em diminuição do desempenho.
As taxas mais elevadas de síntese de glicogênio são obtidas quando é consumida dieta rica em carboidratos imediatamente após o término do exercício.
O retardo da ingestão de carboidratos, mesmo por duas horas, pode impedir que ocorram taxas máximas de ressíntese.
A restrição da ingestão de carboidratos impede a restauração ótima das reservas tissulares de glicogênio. Introdução
Além do tempo de ingestão, outro fator que se relaciona à síntese de glicogênio hepático ou muscular pode ser o tipo de carboidrato ingerido.
Este trabalho objetivou investigar o efeito da ingestão de diferentes carboidratos
(glicose ou frutose), após o exercício de intensidade moderada a elevada, sobre a ressíntese do glicogênio hepático e muscular. Isto nos permitirá entender e otimizar os processos de recuperação após esse tipo de atividade, contribuindo, assim, com a melhora das condições de treinamento e performance durante os períodos de competição. Materiais e métodos
Tratamento experimental
•
50 ratos machos albinos adultos da