Apresenta O De Uma Mem Ria
Pianista
Afonso Descalço nº31 e Luís Augusto nº 16
Índice
○ Definição de memória
○ Caraterísticas da memória
○ Biografia e bibliografia do autor
○ Apresentação da obra
Definição de memória
Memórias são textos produzidos para relembrar o passado, vivido ou imaginado.
Para isso, as palavras utilizadas devem conduzir o leitor por cenários e situações reais ou imaginárias. Essas narrativas têm como ponto de partida experiências vividas pelo autor no passado, contadas como são lembradas no presente.
Diferencia-se da biografia pois não se prende a contar a vida de alguém em particular, mas sim narrar as suas lembranças.
Características das memórias
● Há comparações entre o presente e o passado;
● Há palavras e expressões que indicam uma época;
● É predominante o uso dos verbos no passado;
● Evidencia sentimentos, emoções e impressões sobre os acontecimentos, fatos, etc. ● Descreve, quando necessário, o que querem dizer certas expressões antigas ou o significado de certas palavras em desuso
Biografia e bibliografia do autor
Władysław Szpilman nasceu a 5 de Dezembro de 1911 em Sosnowiec e morreu com 88 anos a 6 de Julho de 2000 em Varsóvia. Szpilman nasceu numa família judaica e trabalhou em Varsóvia como pianista numa rádio polaca. Em 1939 após a invasão da polónia, a família de Szpilman foi obrigada a ir para o gueto de Varsóvia e aí Władysław encontrou trabalho como pianista num restaurante. Mais tarde a sua família foi conduzida para um campo de concentração mas Władysław conseguiu escapar. Em 1945 após o fim da guerra Szpilman escreveu esta, que é a sua única obra literária e continuou a sua carreira musical.
Apresentação da obra