Apresenta O Arquitetura Grega
A DA GRÉCIA
ANTIGA
Contexto Histórico
A cultura grega desenvolveu-se principalmente na península do
Peloponeso, próxima a atual Turquia. A arquitetura grega desenvolve-se a partir de influências da cultura micênica e outras culturas mediterrâneas.
O período considerado o mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C.
Conhecida como a Era de Ouro da Grécia, refere-se ao mais antigo período do espectro grego das idades de Ferro, Bronze, Prata e Ouro, com a construções de grandes templos que demonstram a síntese da cultura, seus ideais e religião.
A cultura grega evoluiu em três períodos evidentemente definidos pelas suas características estéticas e tecnológicas:
– Período Arcaico,
– Período Clássico
– Período Helenístico.
Período Arcaico
É o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o início do desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c.
800 a.C. e 500 a.C.
Temos os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia, edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micênicas.
Surge nesta época as inexpressivas imagens geométricas dóricas.
Período Clássico
Período entre V a.C e IV a.C., foi denominado desta forma por conter as principais características da civilização grega. Este período foi marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos.
Mas foi também neste período histórico que a civilização grega conseguiu alcançar o ponto mais alto de seu desenvolvimento econômico, cultural e arquitetônico.
Após muitas guerras, a cidade de Atenas foi reconstruída e o líder
Péricles, estimulou à produção cultural de Atenas, com o incentivo à arte, à arquitetura, à escultura, à pintura, ao teatro e à filosofia.
Período Helenístico
O período da história da Grécia de concretização de um ideal de
Alexandre (grande conquistador do mundo antigo): o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que