Apresenta O Ansiol Ticos
386 palavras
2 páginas
• Definição• Modo de ação
• Efeitos Tóxicos
• Exemplos de Ansiolíticos (Nomes Comerciais)
•São drogas, sintéticas ou não, usadas para diminuir a ansiedade e a tensão. Em pequenas doses recomendadas por médicos, não causam danos físicos ou mentais.
Afetam áreas do cérebro que controlam a ansiedade e o estado de alerta relaxando os músculos.
•Ansiolítico é nome que se dá aos medicamentos capazes de reduzir a ansiedade e exercer um efeito calmante, com pouco ou nenhum efeito sobre as funções motoras ou mentais. O termo sedativo é sinônimo de calmante ou sedante. • Um medicamento hipnótico ou sonífero deve produzir sonolência e estimular o início e a manutenção de um estado de sono que se assemelhe o mais possível ao estado do sono natural. Os efeitos hipnóticos envolvem uma depressão mais profunda do sistema nervoso central (SNC) do que a sedação, o que pode ser obtido com a maioria dos medicamentos sedativos, aumentando-se simplesmente a dose.
• A depressão gradativa dose-dependente da função do SNC constitui uma característica dos agentes sedativo-hipnóticos, na seguinte ordem: sedação, hipnose, anestesia, efeitos sobre a respiração/função cardiovascular e coma. Cada medicamento difere na relação entre a dose e o grau de depressão do SNC.
Diminuem e inibem a atividade do SNC (Sistema nervoso
Central),atividade motora e da ansiedade. Comum um efeito euforizante inicial e posteriormente um aumento da sonolência. Misturados com álcool, seus efeitos se potencializam, podendo levar a pessoa a estado de coma.
Em doses altas a pessoa fica com hipotonia muscular
("mole"), dificuldade para ficar de pé e andar, queda da pressão e possibilidade de desmaios.
O seu uso por mulheres grávidas tem um poder teratogênico, isto é, pode produzir lesões ou defeitos físicos na criança.
Quando usados por alguns meses, podem levar a pessoa a um estado de dependência. Ou seja, sem a droga a pessoa passa a sentir muita irritabilidade, insônia excessiva, sudoração, dor