Apresenta o3
Liliane
Fernandes
Lucilaine
Tavares
Tayane Maia
Thamara
O que é Shell Molding?
Definido como o processo metalúrgico que consiste em obter um produto sólido a partir do metal em estado líquido, mediante solidificação desse metal em um molde.
É uma mistura de areia aglomerada de resina sintética polimerizável a quente, com o qual são executados os moldes sobre a forma de casca finas.
Moldes em Shell
Molding
Materiais usados na confecção dos moldes
Aço;
Ferro fundido cinzento;
Latão;
Bronze;
Ligas de alumínio;
Ligas de magnésio.
Processo Shell Molding
A mistura em forma pulverulenta, é depositada sobre o modelo pré-aquecido a temperaturas de 150° a 350°C, o qual forma uma casca, dando inicio a polimerização da resina, a espessura desejada depende por sua vez do tamanho e peso da peça a ser fundida. A casca formada vai a estufa completar a cura a temperaturas de 280° a 350°C, podendo a cura ser feita após a extração
O molde, constituído de duas partes em casca, tampa e fundo, e montado com eventuais machos, fechado com grampos ou colados, para ser vazados.
Representação da moldagem em
Shell Molding
Equipamentos fundição pelo
usados processo na
Shell
Quanto ás limitações a principal se refere a peso das peças que podem ser produzidas economicamente limitado de 10 a 15 kg.
O processo de moldagem em casca é utilizado para produção de corpos de motor de explosão resfriado a ar, virabrequins, etc. Em geral peças de responsabilidades justificam maior custo do processo.
Recuperação da Areia de
Fundição
O alvo básico da recuperação é que a areia seja devolvida à seção de moldagem em tal condição física e química que possa ser usado em substituição ou como areia nova e que produza fundidos satisfatórios com uma economia no custo do molde ou do macho. Bibliografia
http://www.mdunas.com.br/cascas.htm
http://pt.scribd.com/doc/52197583/24/%E2%8
0%93O-processo-Shell-Molding
http://www.compuland.com.br/boldor/shell.htm