Camada de ozônio
Camada de gás ozônio que está na atmosfera, sua principal função é a filtragem de radiações solares, sendo a principal a UV.
Está localizada na estratosfera, aproximadamente a 25 km de altura.
Devido ao desenvolvimento industrial, ocorreu a criação de um gás clorofluorcarboneto, o CFC. Ele é utilizado em sprays e ar condicionados. Depois de um tempo permitindo sua utilização, cientistas descobriram que ele estava destruindo a camada de ozônio. Isso ocorria porque a radiação solar quebrava a molécula de CFC, iniciando assim uma reação em cadeia com o O3
A reação ocorre dessa maneira: Cl + O3 ClO + O2
ClO + [O] O2 + Cl
Percebe-se que ao final sobra uma molécula de cloro, esta irá recomeçar toda a reação novamente, formando a cadeia.
Entretanto, existe uma reação que a poluição causada pelo homem faz, usando compostos nitrogenados para a formação do O3: NO2 + O2 O3 + NO. Mesmo assim, essa quantidade não é equivalente a destruição de O3, por isso que quase pararam a produção do CFC, restando poucos produtos que ainda o usam.
O principal alvo da destruição da camada de ozônio é a Antártida, já que nela existe uma concentração de gases atmosféricos, uma vez que é muito fria, desacelerando-os quando em contado com o território. Quando estacam sobre o continente, a reação do CFC e O3 ocorre, gerando o maior buraco na camada de ozônio existente (mesmo que na dure muito tempo).
A principal função da camada de ozônio é filtrar a radiação ultravioleta. Ela se difere em 3 tipos: UVA, UVB e UVC
O UVA é a responsável pelo bronzeamento da pele, entretanto o seu uso prolongado acaba com causar o envelhecimento precoce da mesma. O UVB também causa o bronzeamento, entretanto ele tem um risco muito maior, ele pode causa câncer, principalmente de pele. O UVC é totalmente repelido pela camada de ozônio, não oferecendo perigo.
Ondas Eletromagnéticas
O mundo é imerso em ondas eletromagnéticas, sem elas, por exemplo, não viríamos nada e o calor e