Apresenta o1
DE
GEOGRAFIA
8ª SÉRIE ´´C`` MATUTINO
EUROPA ORIENTAL(II):
A ANTIGA IUGOSLÁVIA
E OS NOVOS PAÍSES
CENEB- Centro de Ensino Ebenézer
Alunos: Ana Caroline
Daniel V.
Érica Alencar
Gabriel Sousa
Letícya Soares
Ricardo Campos
INTRODUÇÃO
Esta apresentação ira abortar a respeito da antiga Iugoslávia que originou–se no termino da Segunda Guerra Mundial, integrada por alguns países que pertenceram ao império Austro-Húngaro, á Servia, e á Turquia a sua desintegração.
Descrevendo um dos países da separação á Sérvia citado suas principais características de área, de população, entre outros dados.
A ANTIGA IUGOSLÁVIA
A antiga Iugoslávia originou-se ao termino da Segunda Guerra Mundial, integrada por alguns territórios que pertenceram ao império austro-húngaro, á servia, e á Turquia. Manteve-se unida durante varias décadas graças as pressões das grandes potencias, que não desejavam conflitos nessa região, e graças também ao carisma do grande líder do país, Josip Broz Tito.
O marechal Josip Broz Tito. Antes de 1945, essas potencias eram o Reino Unido, a França e a Alemanha; depois o estados unidos e, especialmente, União Soviética.
A DESINTEGRAÇÃO DA
IUGOSLÁVIA
O regime politico centralizado em Tito conseguiu submeter as ex-repúblicas ao governo central, garantindo-lhes alguns direitos, mas muitos distantes de qualquer autonomia administrativa. A introdução da frágil autogestão nas fábricas e nos estabelecimentos rurais, por exemplo, não satisfez aos anseios das várias nacionalidades, porque tinham de submeter a um plano definido pela burocracia estatal.
Mas esse sistema político-econômico era mais flexível do que os demais países socialistas. Em 1991, a Eslovênia e a Croácia se declararam independentes da Iugoslávia.
Em resposta, o exército iugoslavo invadiu esses novos países, dando início à guerra. Em 1992, com a declaração de independência da Bósnia-Herzegovina, iniciou-se a mais sangrenta das guerras da antiga Iugoslávia: a chamada ´´guerra da