Aprendizagem Organizacional - UnB
Disciplina: Tópicos Contemporâneos à Administração
Professor: Luís Alberto
Aprendizagem
Organizacional
Alunos:
Adonai Alves Lacerda Goldenberg 13/0099023
Daniel Milazzo
Ismael
Lucas Bueno 13/0121681
Sidnei Fonseca da Silva 13/0133884
INTRODUÇÃO
Em meio à oscilação que o mundo vive há duas décadas, surgiu uma proposta de natureza tecnológica que busco a própria perfeição e adaptação às intensas e crescentes exigências externas às organizações. Essa proposta oferece várias possibilidades significativas às organizações. Pessoas que fazem do topo hierárquico dentro de uma empresa, são as que devem focar a aprendizagem organizacional. Para executar esta natureza tecnológica, requer muito estudo e leitura para realiza-la da maneira correta.
8.1 – O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO É UMA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE?
Segundo Peter Senge (1990):
Uma organização que aprende é aquela que reconhece não existirem forças separadas no mundo, mais sim fatos e relações interligadas.
Uma empresa de sucesso no século XXI será aquela que conseguir transformar se em uma organização de aprendizagem .
Uma organização de aprendizagem continua será aquela que marcada pela metanoia, ou seja, uma empresa sujeita a mudanças.
Segundo Fleury e Fleury (1995):
Define a aprendizagem como um processo de mudanças , o qual resulta de prática ou experiência anterior, sendo um fenômeno interno não observável e inferido por intermédio do desempenho das pessoas.
As organizações possuem sistema cognitivo isto é, as organizações possuem memória, aprendem com seus erros.
Com Relação ao processo de aprendizagem, podemos apontar uma distinção clássica entre aprendizagem operacional e aprendizagem conceitual, a primeira seria a aquisição e desenvolvimento de habilidades para produzir ações. A segunda ocorreria por intermédio da aquisição,