aprendisagem
Por outro lado, devido à abolição da repetência, notam-se professores despreparados para lidar com as dificuldades dos alunos e através disso é cada vez maior o número de alunos despreparados chegando a níveis mais avançados, sem saberem ler e escrever.
Através dos artigos pesquisados conseguimos colher alguns dados, dentre eles tivemos a oportunidade de descobrir que programas de treino cognitivo e de desenvolvimento de estratégias de estudo ou de aprendizagem acabam evidenciando o papel ativo do aluno e, logicamente, a sua capacitação anterior para assumir essa responsabilidade.
Assumindo aprender como construir conhecimento firme e com significado pessoal, importa então, que a escola e o professor estejam capazes de desenvolver nos alunos capacidades, atitudes e comportamentos de maior autonomia na regulação dos seus comportamentos escolares. Tal regulação, por um lado, pressupõe o autoconhecimento dos alunos em termos das suas características e capacidades, e por outro, uma análise atenta das especificidades de cada tarefa escolar a realizar.
Os programas de treino cognitivo e de desenvolvimento de estratégias de estudo ou de aprendizagem, na sua grande maioria fundamentada nos autores da psicologia educacional, são hoje assumidos como ferramentas de ação tendo em vista aqueles