Aprendendo a construir valores
O individuo pode desenvolver sua personalidade através da socialização. Por isso o ser humano tende a se adaptar no meio físico e social, para estar ligado em tudo que está relacionado á sociedade ou grupo em que vive para se tornar um individuo socializado.
No inicio de sua vida ele constrói o seu primeiro mundo, aprende a interagir com á sociedade por meio de comportamentos e moral. Daí ele passa por um aprendizado aprofundamento, seja, a sociedade prepara o individuo para desempenhar atividades diferentes dentro da sociedade.
Por ser um ser social e sempre viver em grupos, o homem não está ciente de suas crenças, valores e sentimentos. A partir do momento em que convive com outras pessoas ele desenvolve sua capacidade e começa a construir suas ideias e valores. O individuo se socializa por meio da aceitação de regras e padrões em determinado grupo social.
A interação social é a sustentação de toda a vida social, ela é responsável pela mudança de comportamento das pessoas e também pela sua socialização, que ajuda o indivíduo na sua formação de uma personalidade próprio, isso inclui maneiras de agir e pensar. As relações sociais ligadas aos indivíduos podem ser culturais, pois, através das crenças e costumes ele tem uma cultura socializada e também familiar, econômicas ou religiosas.
O controle social é sempre limitado por oferecer a sociedade, condições de aprendizado de acordo com os valores éticos e morais pela a qual os indivíduos estão submetidos. Já os valores variam de acordo com a cultura e os mesmos determinam aquilo que vale a pena arriscar para viver ou morrer. Portanto, os indivíduos precisam adquirir atitudes e sentimentos para obterem status, ou uma posição dentro dos valores sociais na sociedade, no que se diz respeito ao sexo, idade, parentesco ou classe social.