apple
Apple
Trabalho realizado por:
Licenciatura em Gestão – 2º ano
Resumo
Índice
Introdução
Análise estratégica
Meio envolvente
A interação da empresa com o meio envolvente é permanente, sendo a sua capacidade de interação crucial para a sobrevivência da empresa. A análise ao meio envolvente é fundamental para a definição da sua Estratégia empresarial. Podemos dividir esta análise em dois níveis:
• Meio Envolvente Contextual
• Meio Envolvente Transacional
Meio envolvente contextual
A finalidade da análise do meio envolvente contextual é a de tentar perceber quais os fatores do ambiente económico e social que em geral afetam a atividade da empresa, tanto no momento atual como no futuro. O meio envolvente contextual é comum a todas as organizações e pode ser dividido em 4 contextos distintos: contexto económico, sociocultural, político-legal e tecnológico.
Economico – A empresa Apple revela um grande desenvolvimento mundial, principalmente nos Estado Unidos da América tendo 600 mil trabalhadores. A Apple mostra um grande impacto nos países desenvolvidos, empregando muita gente e respeitar os seus direitos. Aposta ainda na formatura dos seus colaboradores dentro da empresa. Politico-Legal – É das únicas empresas que expõem a lista de fornecedores, sendo o oposto das outras empresas, pois beneficiam dos materiais importados de países que são governados por regimes autoritários. Estes materiais são explorados por guerrilhas locais, onde o lucro deste negócio obscuro alimenta as guerras entre as guerrilhas, como por exemplo o congo e países vizinhos.
Tecnológico – A Apple investe muito na tecnologia, estando sempre a inovar e a lançar novos produtos para o mercado. Estes produtos podem-se não se diferenciar muito dos modelos anteriores, mas supera os outros concorrentes. Ao lançar novos produtos faz com esteja sempre nas bocas do mundo, não correndo o risco de ser esquecida.
Sociocultural – A empresa