Apostilas
Este teste é importante, principalmente quando o PC não está ligando.
Obs.: Sempre que for conectar ou desconectar um hardware no PC, desligue-o antes na tomada (não basta desligar o PC no painel frontal)
Desligue seu PC da tomada e desconecte tudo da fonte ( HDs,CDROM,etc ).
Desconecte a fonte da placa mãe.
Na tomada da fonte que é conectada à placa mãe, utilize um pedaço de fio para ligar o fio verde a um dos pretos, como nas fotos abaixo.
Após ligar a fonte na tomada da parede, seu ventilador tem de girar.
Ligue um multímetro em tensão contínua ( V― ) na escala de 20V.
Coloque a ponta preta do multímetro em um dos fios pretos.
A ponta vermelha será agora colocada em cada um dos outros fios para vermos se as tensões estão corretas.
Fio amarelo = +12V
Fio vermelho = +5V
Se as medições estiverem corretas para todas as cores, é importante que sejam feitas medições colocando carga no PC, principalmente em fontes genéricas.
Você inicialmente conectará a fonte na placa mãe com o processador,cooler e memória...ao ligar o PC, veja no multimetro se a menor voltagem marcada, principalmente na saída +12V ou +5V está dentro dos 5% de oscilação aceitáveis.
Acrescente um HD e monitore para ver se a menor voltagem alcançada continua dentro do intervalo aceitável.
Vá acrescentando, um a um, os dispositivos do PC (HDs, CDROM,drive de disquete,etc)...se em algum momento o PC desligar, normalmente a fonte não aguentou a solicitação ou o dispositivo conectado por último pode estar defeituoso.
Normalmente, em fontes genéricas, é comum que, sem carga, as voltagens fiquem corretas porém ao se ir colocando carga no PC, as tensões variem tanto que chegem a causar problemas, como, por exemplo, desligar o PC.