Apostila
Prof.ª RITA DE CÁSSIA
DEFININDO MISSÃO, VISÃO, VALORES, OBJETIVOS E ESTRATÉGIA
Todo negócio tem uma missão a cumprir, deve ter uma visão do futuro que o norteie (direcione). Deve definir os valores que pretende consagrar. Tudo isso precisa ser muito claro para que todos os grupos de interesse saibam exatamente o que fazer, como, quando e onde.
Conceitos como missão, visão, valores e objetivos globais são fundamentais para nortear os rumos do negócio. Quando todos esses conceitos são bem definidos e estabelecidos, o negócio se torna mais racional, uma vez que todas as decisões e ações são regidas e orientadas para o alcance de determinados fins que se tem em vista. A racionalidade decorre da escolha dos meios certos para atingir determinados fins, toda empresa tem a sua racionalidade. Se os fins são econômicos – como lucros ou, simplesmente, o ganho financeiro – os meios devem se ajustar a uma racionalidade econômica. Se o negócio pretende utilizar uma tecnologia sofisticada para aumentar sua eficiência e eficácia, os meios devem se ajustar a uma racionalidade técnica ou tecnológica.
Uma vez definida a missão, a visão, os valores e objetivos globais, o passo seguinte é definir a estratégia para conduzir esses aspectos em direção ao alcance dos objetivos estabelecidos.
DEFININDO A MISSÃO DO NEGÓCIO
Missão significa a razão de ser do próprio negócio (por que ele foi criado, para que ele existe), o empreendedor pode abrir um negócio por muitas razões diferentes. Algumas dessas razões são positivas e construtivas: prestar um novo e diferente serviço a sociedade. Outras são fugidias: um meio de se livrar de um emprego desagradável.
A missão da empresa sempre está centrada na sociedade. Em síntese a missão da empresa define os produtos/serviços, os mercados e a tecnologia, refletindo os valores e as prioridades do negócio.
Assim, o mercado, os produtos/serviços e a tecnologia –