Apostila
HUMANA
Presidente Prudente - SP
2014
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ANATOMIA
A Anatomia pode ser considerada uma ciência que estuda macroscopicamente a constituição do corpo humano, visando melhor compreender a estrutura que forma o indivíduo que é composto por sistemas: 1) S. tegumentar; 2) S. esquelético; 3) S. muscular; 4;) S. nervoso; 5) S. circulatório; 6) S. respiratório; 7) S. urinário; 8) S. genital; 9) S. endócrino e 10) S. sensorial. É preciso entender que há variações anatômicas entre os indivíduos, sendo consideradas normais, se não acarretarem problemas na fisiologia do individuo. E a estrutura observada na peça de cadáver não necessita ser igual ao que foi observado em Atlas para ser considerado normal. Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que é uma anomalia e não de uma variação. Se a anomalia for tão acentuada de modo a alterar profundamente a construção do corpo do individuo, chamamos monstruosidade.
Nomenclatura Anatômica
a.- artéria fasc.- fascículo lig.- ligamento
m.- músculo
n.- nervo
r.- ramo
v.- veia aa.- artérias gl.- glândula ligg. - ligamentos mm.-músculos nn.- nervos rr.- ramos vv.- veias
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros.A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.
Posição anatômica
O indivíduo em posição ereta, com face para frente, o olhar dirigido para o horizonte , membros estendidos com as mãos voltadas para frente, e membros inferiores unidos com as pontas dos pés para frente.
Planos de delimitação do corpo humano
São planos tangenciais que delimitam a superfície do corpo, determinando a formação de um