apostila
1.1 – Conceito
A cada exercício social, a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios. Para saber se obteve Lucro ou Prejuízo, a contabilidade confronta a Receita com as Despesas. Se a Receita for maior que a Despesa, a empresa teve Lucro. Se a Receita foi menor que a Despesa, teve Prejuízo.
De maneira geral, através da apuração do resultado pode-se verificar se o maior objetivo da empresa foi atingido, ou seja, se os benefícios obtidos foram maiores que os sacrifícios realizados.
1.2- Contas de Receitas e Despesas
Receitas Ingressos patrimoniais, na forma de bens e direitos, decorrentes da utilização dos recursos da entidade, sendo estes recursos materiais, humanos ou intelectuais que, direta ou indiretamente, acarretem gastos para a entidade, mas que aumentam a riqueza própria do patrimônio (PL).
Pelo regime da competência, a receita é considerada realizada no momento em que ocorre a entrega do bem vendido ou do serviço prestado.
Exemplo: Vendas de Mercadorias à prazo/a vista
RECEITAS
+ Ativo: + Bens e/ou + Direitos
+ PL
Despesas São os gastos1 incorridos pela entidade com a finalidade de gerar receitas ou o consumo de ativos. As despesas podem diminuir o Ativo e/ou aumentar o Passivo , mas sempre provocam diminuições no Patrimônio Líquido.
Exemplo: Despesas com Salários
DESPESAS
- Ativo e/ou
+ Passivo Exigível
- PL
Tipos de Resultados
Apura-se o resultado pela diferença entre as receitas e despesas correspondentes a um determinado exercício social2. Uma vez apurado o resultado do exercício, este será incorporado ao PL da entidade, aumentando ou reduzindo a situação líquida do patrimônio.
Receitas > Despesas: Resultado Positivo ou Lucro (aumento do PL).
Receitas < Despesas: Resultado Negativo ou Prejuízo (diminuição do PL).
Receitas = Despesas: Resultado Nulo ou Equilibrado (sem