Apostila p/ tocar violão
(Leia se não estiver com muita pressa)
Se você faz parte daquela massa de indivíduos que toca (ou acha que toca, embora seus amigos, vizinhos e/ou parentes tenham dúvidas) violão ou guitarra com base naqueles livrinhos do tipo "Violão e Guitarra", "Você Canta o Sucesso", "Toque Musical", etc, etc; mas gostaria de aprofundar um pouco seus conhecimentos musicais tornando-se mais independente, então pode acreditar, este livro foi escrito para você. Caso contrário, pode parar de ler agora, para não desperdiçar seu precioso tempo.
Eu me considero membro desta massa e, minha família parece (ou parecia, espero eu) concordar plenamente comigo. Acontece que, ao longo da tentativa para melhorar meu desempenho fui anotando aqui e alí coisas que acho poderão ser úteis à outros que, como eu, não tenham a menor idéia de como, ou por aonde, começar. Não que eu tenha tido sucesso e melhorado minha "performance", muito pelo contrário, porém isto não significa que você não seja capaz de faze-lo. Aliás, para escrever este livreto tive que aceitar de coração e mente 2 ditados que normalmente ficam entalados na minha garganta de professor (sou professor de fisiologia animal), quais sejam:
1. A teoria na prática é outra;
2. Quem sabe faz, quem não sabe ensina.
Perceberam? Faz o que eu digo mas, não faz o que eu faço (sou um fiasco com um violão na mão e, um fiasco ainda maior, ou pelo menos mais alto, com uma guitarra).
As coisas que estão escritas nas páginas seguintes são fruto, como já disse, desta busca pela melhoria de meu desempenho musical que se iniciou, fazem muitos anos, com o Professor Zequinha na Casa da Arte (Florianópolis/SC). Desde então já tive 4 outros professores, sendo o último o Professor Gilberto Oliveira quem, aliás, me deu uma mão e fez a revisão musical deste trabalho.
Além disso pedaços diversos foram sendo coletados aqui e alí, principalmente em revistas do tipo "Guitar Player", "Accoustic Guitar", etc, e, mais recentemente, em "sites"