apostila sobre argamassa
As argamassas são uma mistura de cimento, areia, água e, em alguns casos, de um outro material ( cal, saibro, barro, caulim, etc.). As argamassas, assim como o concreto, também são moles nas primeiras horas, e endurecem com o tempo, ganhando elevada resistência e durabilidade.
As argamassas têm várias utilidades: assentar tijolos e blocos, azulejos, ladrilhos, cerâmicas e tacos; impermeabilizar superfícies; regularizar, (tapar buracos, eliminar ondulações, nivelar e aprumar) paredes, pisos e tetos; dar acabamento às superfícies (liso, áspero, rugoso, etc.).
COMPONENTES DA ARGAMASSA
Os componentes da argamassa são: cimento, água, areia e outros materiais.
1- Cimento, areia e água
Cimento é um pó fino que, em contato com a água, tem a propriedade de unir firmemente, como uma cola diversos tipos de materiais de construção. No mercado existem muitos tipos de cimento. A diferença entre eles está na composição, mas todos atendem às exigências das Normas Técnicas Brasileiras.
A areia deve ter grãos duros e precisa estar limpa, livre de torrões de barro, galhos, folhas e raízes antes de ser usada.
A água a ser utilizada deve, também, ser limpa - sem barro, óleo, galhos, folhas e raízes.
2- Outros materiais
Quanto maior a plasticidade das argamassas na hora do uso, maior será a sua aderência, o que é uma grande vantagem em certas aplicações. Para aumentar a plasticidade é adicionado um quarto componente à mistura. Pode ser cal, saibro, barro, caulim ou outros, dependendo da região.
De todos esses materiais, chamados de plastificantes, o mais recomendado é o cal, também conhecida como cal hidratada, por 3 motivos: a sua obtenção e o seu uso são regidos pelas Normas Técnicas Brasileiras o seu desempenho está comprovado por institutos de pesquisa oficiais; a existência, no mercado, de marcas com selo de qualidade da ABPC - Associação Brasileira dos Produtores de Cal.
O saibro, o barro, o caulim e outros materiais locais podem ser