Apostila Processo Decis Rio
PROF. ANTONIO ROBERTO SÉRIO
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - HISTÓRICO DECISÃO:
Todos estão envolvidos em atividades de decisão, sempre e diariamente. Na antiguidade as decisões eram tomadas sobre a égide das divindades, na figura dos oráculos, isto é, pessoas com poderes místicos. Dizia-se que estas pessoas mantinham contato direto com os deuses e que estes poderiam conceder ou não resultados positivos para a decisão tomada.
No início do século XX, decisões eram centradas no executivo principal, em geral o proprietário, que detinha o poder de escolher o que julgasse melhor para a empresa e para os trabalhadores, uma vez que os trabalhadores eram até então considerados despreparados e sem capacitação.
Pereira & Fonseca (1997) destaca que a década de 1960 foi a responsável pela implementação de grandes mudanças em todas as áreas, ficando conhecida como a “década que mudou o mundo”.
Na teoria administrativa surge o movimento Escola de Relações Humanas, que passa a reconhecer o trabalhador como ser humano, capaz de pensar, decidir e ser motivado. Nascem aí as teorias sobre Recursos Humanos.
Foi também nesta década que as organizações passaram pela transformação para um sistema aberto com intensa relação com o meio ambiente, ficando provado que os sentimentos, atitudes e valores do homem afetam negativamente os processos organizacionais.
Foi nesta década também que aspectos administrativos, de competitividade e mesmo ao surgimento, ainda que tênue da globalização, decisões passaram a ser centralizadas no cumprimento de metas, conceito que evolui rapidamente, tendo seu ápice nos dias de hoje.
1.2 - CONCEITOS BÁSICOS SOBRE DECISÃO:
Tomada ao “pé da letra” decisão significa “parar de cortar”, “deixar de fluir”.
Uma decisão, portanto, precisa ser tomada sempre que estamos diante de um problema que possui mais que uma alternativa para sua solução.
Mesmo para os casos em que temos uma única decisão a tomar, teremos uma alternativa de tomá-la