Apostila Phyton
Prefácio
Sobre a apostila
Voltado para alunos iniciantes e intermediários no curso de desenvolvimento de algoritmos e na linguagem Python o livro visa o aprendizado do pensamento algoritmo e sua aplicação em uma linguagem de fácil aprendizado. Durante o decorrer do livro serão apresentados diversos conceitos úteis não somente para alunos de ciência da computação, mas também para alunos de engenharia, ou qualquer outro aluno que queira iniciar o aprendizado em programação .
Como o leitor já deve ter percebido, ao contrário dos demais livros, que são extremamente longos este livro tentará ser o mais breve possível, para que dessa forma possa auxiliar estudantes em sala de aula ou em casa.
2
Capitulo I
Computadores e algoritmos
A construção de programas é a questão central para o uso eficaz dos computadores na solução de problemas a partir do desenvolvimento de conjuntos de funções organizadas de maneira lógica.
As regras para um raciocínio correto já eram conhecidas dos antigos gregos no século IV A.C. com os ensinamentos de
Sócrates, Platão e Aristóteles a quem coube criar o grupo conhecido como Lógica Formal, Lógica menor ou Epistemologia que contém a sistematização das leis.
A interpretação matemática dessas regras lógica somente ocorreu em 1854, com George Boole em seu trabalho “Uma investigação das leis do pensamento”. Este conjunto de conhecimentos é hoje chamado de Álgebra Booleana compondose de Lógica Simbólica e Lógica Matemática. Quase um século mais tarde, em 1937, Claude Elwood Shannon publicou o trabalho “Uma análise simbólica de circuitos de comutação e relés” mostrando que a Lógica Simbólica de Boole descrevia os circuitos lógicos como a base para o projeto dos computadores.
1.1 A obtenção da Informação
A informação tem sua origem na realidade que nos cerca. A partir desta realidade pode-se realizar uma abstração gerando o conhecimento. 3
O conhecimento de um