dfbhgdnfgnfgn
1264 palavras
6 páginas
Dicas para evitar problemas com a franquia1. Programa de treinamento
Comprar uma franquia, mais que trabalhar com uma marca já conhecida no mercado e ter um modelo estruturado, é comprar conhecimento de mercado. “Treinamento fraco denota que o franqueador não conhece suficientemente o negócio que está lhe vendendo. Neste caso, como você poderá enfrentar as dificuldades que surgem no dia a dia da operação?”, questiona o especialista em franquias Marcus Rizzo.
A solução para avaliar o programa de treinamento da franquia adequadamente é conversar com um franqueado que já esteja no negócio há mais de um ano. Procure saber o que ele considera como as maiores falhas da empresa e como ele supriu as deficiências. É importante verificar se a ênfase do treinamento está apenas no produto ou se também existem orientações sobre o gerenciamento do negócio, como administração financeira e de pessoal.
2. Confiabilidade da marca
Apesar de não ser uma tarefa simples, há indícios a serem observados que podem antecipar a quebra de uma rede de franquias. Um dos sinais é a quantidade de litígios contra a rede. Além disso, deve-se observar a presença e participação do franqueador. “Normalmente o franqueador é de fácil acesso. Quando a franqueadora vai quebrar, o franqueador praticamente desaparece e sai de cena”, destaca Rizzo.
Não possuir unidades próprias é outro sinal de falta de competência na operação e no controle do negócio. Fuja também daquelas redes cujo crescimento acelerado foi baseado na agressividade do marketing de vendas de franquias. “Se não estiver alicerçado sobre um desempenho consistente do negócio e do próprio franqueado, já é um motivo para desconfiar.”
3. Pesquise sobre franquias
Antes de investir em uma franquia, é necessário conhecer o franchising e, para isso, existem várias fontes de pesquisas, sendo a internet a campeã delas. Outra forma de conhecer diversas empresas franqueadoras é participando de feiras, realizadas por várias frentes, entre elas a