APOSTILA MOVIMENTA O EXPEDI O E DISTRIBUI O PARTE 1 2 LOG
INTRODUÇÃO
A atividade de movimentação de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela Revolução Industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano. A Revolução Industrial, meados dos séc. XVIII e XIX acirrou a concorrência de mercado e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem maior importância.
Administrar e movimentar materiais é como administrar informações: quem os tem quando necessita, no local e na quantidade necessária, possui ampla possibilidade de ser bem sucedido.
CONCEITO
A movimentação de materiais deve ser feita de forma detalhada e bem organizada, analisando todos os fatores que podem influenciar no desenvolvimento da empresa. Há fatores de extrema importância para uma realização eficiente, um deles - senão o principal - é a escolha dos equipamentos de movimentação. Esta importância justifica-se, pois, caso seja feita uma opção equivocada, poderá haver grandes perdas de lucros, já que deve ser considerado tanto o tipo de layout do local assim como haver uma disposição agradável no ambiente entre mercadorias, equipamentos e funcionários.
O objetivo é movimentar de modo eficiente grandes quantidades de mercadorias para dentro do depósito além de expedir produtos pedidos pelos clientes. A situação ideal seria ter produtos chegando e partindo no mesmo dia. (BOWERSOX e CLOSS, 2001, p. 349)
A movimentação consiste:
Entrada: Baseia-se na chegada de produtos ao estoque da empresa, onde são conferidos e alocados em um depósito.
Saída: Quando a retirado do produto em estoque por venda ou movimentação interna.
Transferência: Quando há movimentação em Centros de Distribuição da mesma empresa, porém é uma movimentação que gera débito e credito na empresa, entretanto sem afetar a situação