apostila matematica financeira
INTRODUÇÃO
Esta disciplina tem a finalidade de estudar os diversos enfoques da Matemática Financeira e suas aplicações no dia-a-dia do mercado dos negócios.
Vamos estudar como funciona a capitalização simples, a capitalização composta, os empréstimos com pagamento unitário ou parcelado.
Para que se torne uma disciplina mais completa, estaremos apresentando o uso de calculadoras financeiras.
OBJETIVOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
De uma forma simplista podemos dizer que o objetivo da Matemática Financeira é dar resposta a indagações como:
Quanto receberei por uma aplicação de determinado valor no final de n períodos? Quanto deverei depositar periodicamente para atingir uma poupança desejada? Quanto deverei pagar mensalmente por um empréstimo?
Se analisarmos as indagações acima, verificamos que em todos os casos deparamos com “valores datados”, ou seja, uma receita ou desembolso acontecendo em determinada data.
Este problema se apresenta toda vez que precisarmos comparar alternativas em datas diferentes. Isto ocorre em cada troca que não se completa imediatamente, isto é, quando uma das partes recebe valores mediante a promessa de pagamento futuro.
Todos os casos de empréstimos, de suas transações comerciais a prazo e decisões de investimentos incluem-se no conceito de valores datados.
De forma genérica, podemos então afirmar que o estudo de equivalência de “valores datados” constitui o objetivo da Matemática Financeira.
CONCEITO DE JUROS
Como podemos perceber, o elemento fundamental para transposição e análise de valores datados é a taxa de juros.
Os juros podem ser conceituados sob diversos prismas:
Do ponto de vista econômico conceitua-los como a remuneração pelo direito de uso de determinado capital durante certo período de tempo ou o valor do aluguel pelo uso de recursos financeiros, sendo representado através de uma taxa ou porcentagem pura por unidade