Apostila Loteamento
PLANEJAMENTO URBANO
Pelo fato de planejamento ser algo dinâmico, contínuo e permanente fica difícil de se definir de forma que satisfaça plenamente e unanimemente.
1. DEFINIÇÃO:
“Em um sentido amplo, planejamento é um método de aplicação contínuo e permanente destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em um determinado espaço, em uma determinada época, através de uma previsão ordenada capaz de antecipar suas ulteriores conseqüências.” Para se iniciar um planejamento, precisamos conhecer os elementos que interferem no problema, como por exemplo: econômico, sociais, estéticos, ambientais, de locomoção, de segurança, etc. que o obtemos através de pesquisas. Com esses elementos em mãos, passamos a estudar por meio da análise fazendo uso de um determinado método que deve ser exequível, eficaz, adequado ao seu próprio fim, coerente, politicamente aceitável e finalmente equacioná-lo, mostrando as melhores soluções para os problemas, através de uma síntese com previsão ordenada inclusive futurista, para que se possa resolver os problemas básicos da sociedade por meio do planejamento.
2. PLANEJAMENTO INTEGRADO E NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
Embora o planejamento possa se dar em níveis diferentes, chamamos planejamento integrado quando ocorre simultaneamente a nível nacional, macro Regional, Estadual, micro regional e municipal. Como a finalidade maior do planejamento é resolver os problemas de uma sociedade (indivíduo), em um determinado espaço físico (cidade) numa determinada época (tempo). Dar-se para perceber que estamos trabalhando com 2 variáveis: indivíduo e cidade, em função de uma terceira; tempo. Vamos ser mais claro: os costumes e hábitos de uma população urbana muda e muda maus rápido que as transformações nos sistemas viários ou reestruturação física de uma cidade. Sendo assim, surge a necessidade do planejamento físico, territorial e conseqüentemente sua ordenação nos espaços ocupados