apostila handball
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
APOSTILA DE HANDEBOL 1ª Ano CURSO INTEGRADO
Professora Maristela Milanski
HISTÓRICO DO HANDEBOL
A história do surgimento do handebol não é precisa; fundamenta-se em interesses de nações que objetivam ter reconhecido o seu direito de criação. Embora a Alemanha receba a preferência dos historiadores como a criadora deste esporte, na realidade, outras nações se dizem precursoras da modalidade. Uruguaios e dinamarqueses, entre outros, colocam-se também como países que fundamentam os seus primeiros rumos.
Homero, na Odisséia, foi quem primeiro citou o handebol; depois foram os romanos; mas a Alemanha é quem iniciou o jogo como se conhece hoje.
NO MUNDO
Existia na Tchecoslováquia desde 1892 um jogo praticado num campo de 45x30m e com 7 jogadores que também era jogado com as mãos e o gol era feito em balizas de 3x2m. Este jogo, o "Hazena", segundo os livros, foi regulamentado pelo Professor Kristof Antonin, porém, somente em 1921 suas regras foram publicadas e divulgadas por toda a Europa. Mas, foi o Handebol jogado no campo de futebol, que chamamos de "Handebol de Campo", que teve maior popularização, tanto que foi incluído nos Jogos Olímpicos realizados em Berlim em 1936.
O Handebol, como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como "Raftball". Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então Secretário da Federação lnternacional de Futebol. O período da I Grande Guerra (1915-1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando um professor de ginástica, o berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do "Torball. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o "Torball", alterando seu nome para "Handball" com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou o jogo como competitivo para a Áustria, Suíça, além da