APOSTILA FINAN AS CORPORATIVA Parte Te rica
5568 palavras
23 páginas
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco - AEVSFFaculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE
APOSTILA
FINANÇAS CORPORATIVAS
Prof. Antônio Cláudio Pires.
1 - ORÇAMENTO DE CAIXA
O orçamento de caixa permite a Empresa planejar suas necessidades de Caixa a curto prazo.
Considera-se importante os planejamentos excedentes e os déficits de caixa.
para
os
Uma Empresa esperando um excedente de caixa, pode planejar investimentos a curto prazo e outra, esperando déficit de caixa, pode planejar como obter financiamento a curto prazo.
O orçamento de caixa dá ao Administrador Financeiro, uma visão clara da época em que ocorrerão as entradas e as saídas de caixa esperadas durante determinado período de tempo. Normalmente o orçamento de caixa é estruturado para cobrir o período de um ano. O período coberto é geralmente dividido em intervalos de tempo.
O número e tipo de intervalos dependem da natureza do negócio. Quanto mais sazonais e incertos forem os fluxos de caixa, maior será o número de intervalos em que o orçamento de caixa será dividido.
Como muitas Empresas apresentam um padrão sazonal de fluxo de caixa, o orçamento de caixa é quase sempre apresentado numa base mensal.
As Empresas com padrões muito estáveis de fluxo de caixa podem usar intervalos trimestrais ou semestrais.
O insumo básico de qualquer orçamento de caixa é a
Previsão de Vendas, normalmente fornecida ao
Administrador Financeiro pelo departamento de mercado.
Com base nesta previsão, o administrador Financeiro estimará os fluxos de caixa mensais, resultantes da projeção dos recebimentos das vendas e dos gastos com a produção e estoques. Também determinará o montante de financiamento exigido para sustentar o nível previsto de produção e vendas.
A previsão total das vendas deve estar baseada em dados de previsões externas e internas.
Previsões Externas: São baseadas nas relações entre as vendas da Empresa e certos indicadores econômicos. A partir das previsões destes