Apostila DNA RNA
Os ácidos nucleicos são macromoléculas (ou seja, moléculas gigantes) encontradas em todas as células vivas, são formadas por unidades menores conhecidas como nucleotídeos. Tais moléculas recebem esse nome devido ao seu caráter ácido e também por terem sido descobertos no núcleo celular, em meados do século XIX.
Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA que serão explicados posteriormente.
LOCALIZAÇÃO
Sabe-se que todas as células do organismo possuem o mesmo DNA e que esse DNA se encontra principalmente no núcleo das células, mas já foram encontradas em organelas citoplasmáticas (mitocôndrias, cloroplastos e centríolos).
Diferente do DNA, o RNA além de ser encontrado dentro do núcleo da célula, ele pode está localizado também fora do núcleo (isto é, no citoplasma).
CONCEITO
DNA
O DNA, também conhecido pelo nome de ‘A molécula da vida’ foi descoberta em 1953, com os estudos do bioquímico norte-americano James D. Watson e o biologista molecular Francis Crick.
Mas o que é essa molécula?
Como já foi dito, é a sigla para ácido desoxirribonucléico que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as informações genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A função dele é passar as informações necessárias do material genético para a síntese de proteínas e sua replicação. E o que é isso? A síntese de proteínas nada mais é do que a produção de proteínas que as células precisam para o metabolismo e desenvolvimento.
A replicação é o conjunto de reações por meio das quais o DNA faz uma cópia de si mesmo cada vez que uma célula se divide e transmite suas informações às células filhas.
A replicação do DNA ocorre de forma