apostila de psicologia
Prof. Teresa Cistina Araújo Sant Anna
A Psicologia tem sua origem na Grécia como parte da Filosofia. O termo Psicologia vem do Grego “ Psiché ” , que significa – alma , e do sufixo – logos , que significa – estudo.
A alma era concebida como parte material do ser humano, e abarcaria o pensamento , os sentimentos de amor e ódio, irracionalmente , o desjo , a sensação e a percepção.
A Psicologia na Antiguidade ganha \consistência, sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais.
A principal característica humana era a razão ; que permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, base da irracionalidade.
No século XIX, o crescimento de uma nova ordem econômica , o capitalismo- traz consigo o processo de industrialização , para a qual a ciência deveria dar respostas e soluções práticas no campo da técnica.
Para conhecer o homem passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento do cérebro; o comportamento humano passa a ser estudado outras ciências .(ex: Fisiologia , Neuroanatomia, neurofisiologia).
Na Alemanha , Wilhelur Wundt ( em 1859), usa o Método Científico no 1° laboratório de Psicologia Experimental para desenvolver o paralelismo fisiológico, segundo o qual , aos fenômenos mentais correspondem fenômenos orgânicos . Com este trabalho, Wundt ajudou a colocar a Psicologia em um patamar de ciência.
As 03 mais importantes escolas da Psicologia no sec. XX são:
Behaviorismo ou Comportamental:
Para esta teoria , o objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano.
Gestalt- Procura entender como o indivíduo é capaz de na sua mente completar uma figura aparentemente faltando seu contorno. A maneira como nós percebemos , determina o nosso comportamento.
Psicanalise:
Para esta teoria o objetivo de estudo é o incosciente.
A Psicologia contribui para a totalidade da vida humana.
Psicologia do Trabalho-
Se dedica ao estudo , condição , avaliação e reestruturação das atividades do