Apostila de polimeros
Polímeros Derivados do Petróleo
Curso Técnico em Petróleo e Gás
Apostila 01
Prof.: Josué Costa
Tecnólogo em Petróleo e Gás
Especialista em Perícia, Auditoria e
Gestão Ambiental.
Curso Técnico em Petróleo e Gás - IANSA
INTRODUÇÃO
A presente apostila tem por objetivo subsidiar as aulas ministradas na disciplina
Polímeros derivados do Petróleo, componente da grade curricular do curso
Técnico em Petróleo e Gás do Instituto IANSA.
A mesma é fruto de pesquisa em periódicos, artigos científicos e de divulgação.
Destaca-se que o objetivo principal desta compilação é dar uma visão geral sobre aspectos históricos, aspectos petroquímicos, macromoléculas e outros conceitos básicos.
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
CANEVAROLO, Sebastião V. Ciência dos polímeros 2 ed. São Paulo, Artiliber,
2002.
DEFINIÇÃO DE POLÍMERO
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas menores - os monômeros. O processo de transformação desses monômeros, formando o polímero, é chamado polimerização.
Petroquímica: é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, objetiva assim, a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com o menor custo e a maior qualidade.
1. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO
A evolução da humanidade, desde seus primórdios, está intimamente ligada à capacidade do Homem em criar alternativas para garantir sua sobrevivência e melhorar seu conforto de vida. Assim, é possível observar constantes avanços científicos e tecnológicos nas áreas de alimentação, da saúde, de comunicação, de transporte, etc., para atingir tais objetivos. Grande parte das mudanças ocorridas até os dias de hoje se deve à disponibilidade de materiais adequados para transformar as ideias, e mesmo sonhos, em realidade. Esta correlação é tão significativa que a evolução do ser humano na face da Terra é cronologicamente registrada através de épocas designadas pelos materiais disponíveis até então, tais como, Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do
Ferro, etc.