Apostila de Pediatria
Caso não haja esse local no seu local de trabalho, é importante o profissional de radiologia ter outros meios, como: balões de luva, balas, pirulitos, adesivos, cartões colorido e etc.
NOTIFICAÇÃO DE MAUS-TRATOS À CRIANÇA
A maior parte dos serviços médicos tem procedimentos no local para notificar a suspeita de maus-tratos à criança.
No passado, o termo utilizado era a síndrome da criança espancada.
Atualmente, o termo utilizado é trauma não-acidental.
Geralmente não é responsabilidade do tecnólogo o julgamento sobre a ocorrência ou não de maus-tratos, mas eles devem notificar os fatos que presenciem ou dos quais suspeitem. Art. 245 Da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 Se houver suspeita de trauma não-acidental, o tecnólogo deve discutir o fato com o radiologista ou o seu supervisor, conforme o protocolo do serviço.
As leis sobre a responsabilidade do tecnólogo variam, e é importante o conhecimento que os tecnólogos devem ter da sua responsabilidade legal no estado ou município em que trabalham.
http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/785/estatuto_crianca_adolescente_7ed.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/notificacao_maustratos_criancas_adolescentes.pdf
INTRODUÇÃO
PROFISSIONAL DE SAÚDE,
Este manual, dedicado a você, foi escrito com dois objetivos.
O primeiro:
• oferecer um instrumento de trabalho que contribua para ampliar seus conhecimentos sobre um dos obstáculos mais sérios para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e adolescentes brasileiros: a violência intra-familiar e todas as formas de maus-tratos.
Essas ações provocam lesões e traumas físicos e emocionais nesses seres em formação, causando-lhes vários tipos de problemas no presente, com