Romantismo
História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II
Introdução ao romantismo
“O romantismo não se encontra nem na escolha dos temas nem em sua verdade objetiva, mas no modo de sentir.” BAUDELAIRE
CONCEITO
• O Romantismo foi o movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800; • Representou mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores. • As produções artísticas românticas reforçaram o individualismo, baseou-se em valores emocionais subjetivos e muitas vezes imaginários, tomando como modelo dramas amorosos e as lendas heróicas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de pátria e república.
Papel especial desempenharam a morte heróica na guerra e o suicídio por amor.
CONTEXTO HISTÓRICO
• Na segunda metade do século XVIII, a Europa passa por uma grande reforma: O ILUMINISMO. • Ele foi uma revolução em todos os campos. Um novo estado de espírito se formava em que o sentimento se sobrepunha à razão, o coração, ao cérebro. • As primeiras manifestações românticas ocorreram na Alemanha e na Inglaterra. • Da Alemanha foi transportado para a França e anos depois os Franceses levaram o Romantismo junto de seus navios para o Brasil.
CARACTÉRISTICAS
A sensibilidade , a imaginação;
O particular , o individual;
O subjetivo, o pessoal;
A melancolia , o abatimento;
As sensações, a sensibilidade;
O mistério, o sonho, a meditação;
O cristianismo;
O culto da Idade Média e dos tempos modernos;
O Popular, o pitoresco, a paisagem.
ARQUITETURA
CARACTERISTICAS
* Reflete as transformações conseqüentes da industrialização e da valorização urbana ocorridas no final do séc. XVIII e início do séc.XIX, utilizando novos materiais como o FERRO e depois o AÇO. * A construção de edifícios (público e de aluguel) visava atender a média e alta