Apostila De Ora Es
RITUAL DE BATIZADO- PREPARAÇÃO
O Dirigente espiritual celebrante deverá se preparar para o ofício ou ritual, juntamente com o cambono.
Se for realizado na tenda, há que se oficiá-lo junto ao pegi (altar) iluminado. Coloca-se uma pequena mesa no local, coberta com toalha branca, contendo todo o material necessário à cerimônia:
Uma tigela branca, de tamanho médio
Uma toalha branca
Um copo com água pura
Um pires ou tigela branca (pequena), contendo água que servirá para banhar a cabeça do batizando.
Pires com mel de abelha puro
Pires com azeite de oliva incenso puro para defumação do batizando
Defumador usado na defumação normal da tenda
Vela de cera
Pemba branca
Algodão
Incenso moído
Sal comum de cozinha
O diregente espiritual celebrante, bem como o cambone e os demais componentes do corpo mediúnico da tenda vestirão uniforme branco.
CERIMONIA DA CELEBRAÇÃO
Com todo o material acima descrito nos seus devidos lugares, o Dirigente espiritual, que doravante será chamado simplesmente “CELEBRANTE”, com tudo ao seu dispor, iniciará a cerimônia, proferindo as seguintes palavras:
“ Na qualidade de dirigente espiritual da nossa lei de Umbanda, estou aqui diante de todos vós, em nome de Zambi, de nosso Pai Oxalá e de nossa grande mãe Iemanjá, para administrar o sacramento do batismo a esta criança ( ou pessoas, caso tenha adulto), filha de F.......... e de F............, que terá como padrinhos os Srs. F....... e F.........
Uma vez explicado o motivo da reunião, o Celebrante risca o ponto de sua Entidade ( seu Guia de cabeça), canta ou manda cantar o seu ponto.
Após riscado o ponto da Entidade, o cambono começa a defumar o recinto, com a defumação costumeira usada na tenda.
Feito isso, passa-se ao ato do sacramento do batizado ou batismo, o qual é feito da seguinte maneira:
1- Toma da vela e dá-a ao padrinho que nesse momento deverá postar-se ao lado direito da madrinha, a qual estará segurando a criança a ser batizada.