Apostila De Metodologia
São elementos para enriquecer o texto acadêmico: as citações, as notas de rodapé, as alíneas, as ilustrações, tabelas e gráficos.
4.1 CITAÇÕES
Citação é a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado, podendo aparecer no texto ou em notas de rodapé. Todas as citações do texto devem constar nas Referências, assim como todos os documentos relacionados nas Referências devem ser citados no texto. È uma obrigação e respeito aos ‘direitos autorais’.
Há alguns modos básicos de se apresentar a Citação:
a) citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado;
b) citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado;
c) citação de citação: referência direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
As citações devem ser inseridas no texto pelo sistema de chamada autor-data.
Dica: o sucesso da citação está em observar a forma em que foi elaborada a referência bibliográfica da obra citada, mantendo a coerência entre esses dois recursos de identificação. Para mais informações, consultar a norma NBR 10520 (ABNT, 2002b).
Localização da pontuação das citações:
Se a citação está incorporada ao texto, iniciando-se com letra minúscula, a pontuação virá depois das aspas, já que ela estará finalizando a sua frase. Porém, se a citação vem após dois pontos e começa com maiúscula, o ponto fica antes das aspas finais.
4.1.1 CITAÇÃO DIRETA
As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Por se tratar de uma transcrição literal de trecho do original é obrigatória a menção da paginação de onde tal trecho foi extraído.
Exemplos:
Lere (1979, p. 58) entende que a: “fixação de preços por margem simples que é técnica mais aplicada para determinar preço de venda, porém tem que obedecer a certas regras”.
“As políticas e procedimentos de recursos humanos dão aos empregados mensagens sobre o nível