Apostila de literatur
Os Gêneros Literários
O texto literário pode ser divido, primeiramente, em dois grandes grupos. No que se refere à forma, pode ser escrito em verso ou prosa. Em relação ao conteúdo e à estrutura, pode ser dividido em gêneros distintos:
I. Gênero Lírico
Texto de caráter emocional no qual os sentimentos, ideias e visão de mundo de um eu-lírico. Normalmente em 1 ª pessoa e com predomínio das funções emotivas e poéticas.
Soneto da Separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Vinicius de Moraes
II. Gênero Dramático
Do grego dráma = ação, trata-se do texto, escrito em prosa ou verso para ser encenado, em que a ação se desenrola a partir de diálogos. Compreende as seguintes modalidades:
A. Tragédia: Representação de um fato trágico, provocado pelo homem. Na tragédia clássica, o conflito é desencadeado por causa dos valores. Já a tragédia moderna tem como tema central a subjetividade. Ex: Clássicas: Medeia, Édipo Rei; Modernas: Hamlet, Macbeth, Otelo
B. Comédia: Representa um fato inspirado no cotidiano. Sua origem está nas festas populares gregas. É uma sátira de comportamentos individuais e coletivos com o intuito moralizante. Ex: Lisístrata, de Aristófanes.
C. Tragicomédia: Mistura de elementos trágicos e cômicos. Na antiguidade, também significava a mistura do real e do imaginário. Ex: As Bacas – Eurípedes / Memórias Póstumas de Brás Cubas
III. Gênero Épico
É uma narrativa em forma de