Apostila de Galvanoplastia
1. INTRODUÇÃO
Galvanoplastias são indústrias que têm por finalidade o tratamento de superfícies metálicas ou mesmo plásticas, por processos químicos e eletrolíticos, com os seguintes objetivos:
- proteção de certos metais contra a ação da corrosão;
- aumentar a espessura de certas peças;
- melhorar as resistências mecânicas; e
- embelezamento e durabilidade das peças.
Alem destes objetivos, tais processos também atendem a muitas necessidades especiais da engenharia industrial tais como: alivio de tensões em determinadas peças, maleabilidade, resistência ao calor, capacidade de estampagem, etc.
Há uma classificação que divide as indústrias galvanoplásticas em três segmentos: grandes indústrias cativas, pequenas indústrias cativas e indústrias de serviços.
As grandes indústrias cativas são, normalmente, divisões de empresas maiores cujos produtos requerem artigos revestidos em quantidade. Estas empresas seriam do tipo automobilística e produtoras de utensílios, destacando-se por suas dimensões, produção e consumo de produtos químicos.
As pequenas indústrias cativas são dimensões menores das grandes indústrias e servem para suprir o fornecimento de determinadas peças necessárias ao produto principal. São exemplos deste tipo de indústria as fábricas de máquinas operatrizes ou muitas das empresas produtoras de artigos esportivos.
As indústrias de serviços, como o próprio nome indica, são prestadoras de serviços à base de contratos, e devem estar preparadas para servir uma grande variedade de indústrias, incluindo as do segundo tipo quando estas, percebem ser impraticável manter as suas próprias unidades de revestimento metálico. Para sobreviver, elas precisam estar sempre ao lado de todas as mudanças nas tecnologias de galvanoplastias e das necessidades dos produtos finais por elas processados.
Dentre as indústrias que necessariamente precisam de linhas de galvanoplastia